J. P. FiLHO. Dr. Adroaldo Mesquita da Costa. Máscara. Porto Alegre, ano 11, n. 1/2, p. 89, jan./fev. 1928.
Dr. Adroaldo Mesquita da Costa
O dr. Adroaldo Mesquita da Costa é natural da cidade de Taquary, deste Estado, filho de Antonio Porfirio da Costa e de D. Alzira Mesquita da Costa. Nasceu aos 9 dias do mez de junho de 1894 e aos 12 annos de idade, já ingressava no 2.º anno do curso de humanidades do Gymnasio Nossa Senhora da Conceição da cidade de São Leopoldo.
Em 1911, depois de um curso brilhante bacharelava-se em sciencias e letras, com o primeiro lugar na sua turma e laureado pelo Gymnasio.
Em 1913, esse jovem, já por tantos titulos respeitavel, matriculava-se na Faculdade de Direito de Porto Alegre, para fazer um curso brilhantissimo neste antigo estabelecimento de ensino.
Ahi foi que Adroaldo Mesquita da Costa, revelou aquella pujança de imaginação admiravel e riqueza de espirito invulgar, que, sob a egide de uma larga cultura, desde logo o impuzeram ao conceito dos seus collegas. Ainda no primeiro anno era eleito segundo orador.
Bem cedo o espirito blindado a toda a sorte de estudos, que sempre reflectira a magestade do talento e a lucta infatigavel pelos interesses da classe academica a que se dedicara com amor e carinho - polemista, orador fervoroso e conciso -, deram-lhe especial e merecido relevo entre os seus pares, assegurando-lhe a trilha gloriosa que lhe aguardava o porvir.
Em 1917 forma-se em sciencias juridicas e sociaes, laureado por aquella Faculdade, e vae repousar na terra natal; é nomeado promotor publico daquella comarca, poucos dias após; em seguida pede demissão para vir tentar a advocacia em Porto Alegre, carreira que sempre o seduzira.
A par da sua grande cultura desdobra uma actividade extraordinaria: occupa simultaneamente em 1918 as duas promotorias publicas desta Capital, hoje sub-divididas em quatro, a procuradoria fiscal do Estado e a procuradoria da Republica, sem abandonar a profissão.
Em 1919 é nomeado lente da cadeira de Direito Commercial na Escola Superior de Commercio de Porto Alegre, cargo que desempenha efficientemente. Dotado de uma agilidade de expressão pouco commum e profundamente culto, alliando, ainda, uma grande nobreza de caracter, não tardou a conquistar entre seus discipulos o nome de mestre e amigo.
Conta apenas 33 annos de idade. Um philosopho e jurista moço! Socio fundador do Instituto Historico e Geographico do Rio Grande do Sul, socio correspondente do Instituto congenere do Ceará.
Actualmente, absorvem-lhe quasi todo o tempo, a advocacia, os misteres de professor a que se dedica com grande carinho, e a procuradoria da Republica.
o resto do tempo passa mettido no meio da sua biblioteca. É incansavel nos estudos.
Outro traço caracteristico dessa personalidade de estructura previlegiada, é a simplicidade sobre todas as maneiras: não usa titulo de doutor, nem anel, nem bengala, nem pasta; só o nome por extenso e é quanto basta para distinguil-o bem.
J. P. Filho